SUA MARCA TEM UMA HISTÓRIA PRA CONTAR?

O ato de contar histórias é tão antigo quanto a própria civilização humana. Por muito tempo a história serviu para registrar fatos, mas, acima de tudo, pode e deve comunicar, transmitir uma informação, uma experiência. Uma boa história serve para entreter, envolver, cativar, seduzir e tornar-se inesquecível.

O termo Storytelling (do inglês, narração) que em uma tradução livre pode ser lido como “a prática de contar histórias”, é uma expressão geralmente associada ao marketing e à comunicação: para que uma marca fixe presença na mente de seu consumidor, anunciantes se valem uma boa história, que atraia a atenção de seu interlocutor e que fique em sua memória. Pense em uma propaganda de televisão “chiclete”, aquela que não sai de sua memória, mesmo após anos. Pois bem: esta propaganda não mostrava somente o produto e suas características. Certamente havia uma envolvente música de fundo, uma sequência de imagens interessantes, personagens marcantes, e, é claro, uma narrativa incrível! Taí! Uma bela história foi contada e este produto certamente atingiu seu subconsciente.

No universo varejista, sobretudo no brasileiro, o Storytelling ainda é pouco utilizado nas lojas físicas. Seja por desconhecimento ou porque o empreendedor ainda não tenha enxergado os benefícios desta tática em seu PDV, o fato é que na prática, esta ferramenta desfila mais entre as lojas das grandes redes que nos pequenos varejistas. Mas, sem dúvida nenhuma, todo mundo gosta de ouvir uma boa história e certamente sua marca tem uma para contar!

Veja como exemplo algumas imagens de Storytelling aplicadas ao PDV. A grife francesa Hermès – que em 2016 teve como tema de campanha “natureza à galope” – mostrou, em uma de suas lojas no Japão, a relação da água com a sociedade atual: seu uso como fonte de trabalho e como consumo próprio.

17 11bVitrine principal da loja Hermès, em Tokyo, Japão. Fonte: Designboom.com (Satoshi Asakawa)
17 11cPequenas vitrines da loja Hermès, em Tokyo, Japão. Relação da água com o processo de fabricação dos produtos. Fonte: Designboom.com (Satoshi Asakawa)
17 11dPequenas vitrines da loja Hermès, em Tokyo, Japão. Relação da água com o processo de fabricação dos produtos. Fonte: Designboom.com (Satoshi Asakawa)
17 11ePequenas vitrines da loja Hermès, em Tokyo, Japão. Relação da água com o produto final. Fonte: Designboom.com (Satoshi Asakawa)
17 11fPequenas vitrines da loja Hermès, em Tokyo, Japão. Relação da água com o produto final. Fonte: Designboom.com (Satoshi Asakawa)

Mas como colocar isto em prática?

“Quer que um fato seja lembrado? Embale-o numa história. Você terá 20 vezes mais chance de ter sucesso.”  Jerome Bruner.

Utilize as dificuldades do dia-a-dia a seu favor. As ameaças da concorrência estão e estarão sempre presentes: a feroz disputa por preços, pelo mix de produtos ou pelos melhores prazos de entrega gera uma grande divisão entre os pequenos e os grandes varejistas. As ofertas-relâmpago com preços baixíssimos ou os prazos de entrega à jato (delivery em uma hora) praticados por grandes marcas podem afetar o pequeno empreendedor não preparado para esta competição.

Por isto, caro lojista, crie fortes barreiras de proteção para sua marca. Uma conexão forte com seu público fará com que ele não caia em tentação por uma única oferta da concorrência. Se você está oferecendo não somente produtos, mas uma verdadeira experiência de compra, então você tem um consumidor fiel, leal, engajado e conectado com sua marca.

O Storytelling é uma ótima maneira de transmitir esta conexão. Ele pode criar uma aproximação entre seu público e sua marca (especialmente em sua loja física) e pode ajudar a humanizá-la e fortalecer sua relação com ele (o público).

Para começar a pensar em qual história você vai contar (se deseja contar uma), faça os seguintes questionamentos à sua marca: De onde ela vem? O que ela tem a dizer? Que causa ela defende? Qual a origem do meu produto ou ingrediente? Esta origem é relevante para meu consumidor? Aonde esta marca pode levar meu consumidor? Mostre sua verdade. Conte sua real história.

Faça estas perguntas e tente encaixar as respostas tanto em sua loja física quanto em sua loja on-line. Um grande aliado do Storytelling nas lojas físicas é o Storytelling no meio digital. Um consumidor satisfeito na loja física terá o maior prazer em compartilhar sua experiência nas redes sociais. As redes aproximam a marca de seus consumidores, dando-lhes protagonismo na propagação de sua marca. Além disto, diversas outras informações ou “conteúdos extras” podem ser apresentados em seu site, por exemplo, aumentando ainda mais o vínculo consumidor x marca

Entrar em contato com todas estas informações é motivador e nos faz sentir um desejo enorme de sair colocando a mão na massa, não é? Sei que usar o Storytelling não é tarefa fácil. Mas de certo, a partir de agora, você tem material suficiente para começar a trabalhar. Junte seu roteiro, seus personagens, e comece sua criação. Afinal, que história você vai contar?

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