Você se lembra quais são os cinco sentidos do corpo humano?
Vou te dar uma ajudinha, e em ordem alfabética: AUDIÇÃO, OLFATO, PALADAR, TATO, VISÃO.
Pois bem. Destes cinco sentidos, três ainda não podem ser oferecidos nas compras on-line: o tato, o olfato, o paladar. Ah, se o cheirinho do chocolate saltasse pela tela do computador no momento em que você clica no “COMPRAR AGORA”…
Mas, voltando ao tema.
Temos então três sentidos – fortes aliados – que podem fazer com que nosso estabelecimento comercial tenha muito mais a oferecer que uma rápida e cômoda compra pela internet.
Você já pensou nisto? Sim, caro lojista, sua loja ainda pode sair ganhando em relação ao fantasma do e-commerce.
Além das estratégias usuais de fidelização de clientes que você já pratica (atendimento personalizado e de qualidade, facilidades de pagamento, estacionamento grátis, garantia de seu produto) pense que seu estabelecimento pode contar com outras manobras para ganhar mais clientes e aumentar suas vendas.
Com uma exposição de produtos encantadora e uma ambientação adequada, que ainda aguce TODOS os sentidos do corpo humano, o visitante poderá vivenciar, a cada vez que entrar em sua loja, uma situação nova e, porque não, inusitada. Cada visita a este espaço se tornará uma incrível experiência de compra. E só a loja física pode proporcionar isto!
Se ao entrar num estabelecimento, além de um visual bonito e uma música gostosa, o visitante puder sentir um aroma agradável, tocar em texturas ou objetos interessantes e, de quebra, provar algum sabor inesperado, certamente você estará fidelizando um cliente e oferecendo-lhe uma experiência, no mínimo, diferente. Dos cinco sentidos aguçados, ao menos um será atingido e esta vivência ficará guardada na memória deste cliente.
Na foto abaixo, um exemplo de como os sentidos podem ser trabalhados em conjunto em um PDV. Num misto de comércio e centro cultural, a Casa Cavia reúne um restaurante, uma livraria, uma editora, uma perfumaria e uma floricultura.
Casa Cavia – Buenos Aires, Argentina. Foto: The Cool hunter
Por isto é nítido o trabalho que grandes marcas vêm fazendo em suas redes, no intuito de superar as expectativas de seus clientes e proporcionar-lhes experiências incríveis dentro do ponto de venda. Desde vitrines que contam histórias a dispositivos que identificam a entrada de cada cliente dentro da loja, saudando-o com uma mensagem – tudo é válido na hora de envolver e cativar o consumidor.
Buscas por profissionais especializados em Visual Merchandising e Storytelling (você verá em breve um post sobre o assunto) demonstram uma preocupação crescente de muitos lojistas em aprimorar seus espaços e, com isto, alavancar suas vendas.
E sua loja, está preparada para combater o fantasma do e-commerce?